Desenvolvimento profissional docente em comunidades de aprendizagem: caminhos para uma educação inclusiva
Resumo
O desenvolvimento profissional docente no contexto das comunidades de aprendizagem é um tema central na Educação Inclusiva, havendo necessidade
de aprofundar o papel destas comunidades na partilha de estratégias, reflexão crítica e coconstrução de práticas inclusivas. O nosso objetivo é identificar
as perspetivas dos professores sobre desafios/oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento profissional no local de trabalho, e caracterizar
as experiências da sua participação nas comunidades. O estudo, de caráter quantitativo descritivo-correlacional, implicou a aplicação de um questionário
online a 102 profissionais, entre 31 e 65 anos (50.8±10.2), da educação pré-escolar e do ensino básico e secundário, 79 dos quais do sexo feminino.
A consistência interna foi confirmada (α=.96), e a análise fatorial exploratória apontou uma solução quadrifatorial que explica 46% da variância total. Os resultados revelam que: os professores valorizam a formação contínua, para o desenvolvimento pessoal e melhoria das práticas pedagógicas; reconhecem
a importância das lideranças escolares e da cultura colaborativa na promoção do seu desenvolvimento profissional; bem como a participação em comunidades
de aprendizagem, para práticas equitativas. A implementação eficaz destas comunidades nas escolas depende da criação de estruturas de apoio, uma liderança eficaz e uma cultura voltada para a aprendizagem ao longo da vida, promovendo o desenvolvimento profissional.
Palavras-chave: Comunidades de Aprendizagem; Cultura Colaborativa; Desenvolvimento Profissional Docente; Educação Inclusiva; Práticas Pedagógicas Inclusivas
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