Fica alguém para trás? O papel dos diretores escolares na implementação do Decreto-Lei n.º 54 nas escolas portuguesas
Resumo
Este estudo investiga as perceções de 12 diretores de escolas em Portugal sobre a implementação do Decreto-Lei no 54/2018, no âmbito de um projeto de investigação mais amplo intitulado “Avaliação no Ensino Básico e Secundário: Práticas e Conceções dos Professores sobre Avaliação Interna e Externa nas Escolas Portuguesas”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (CEECIND/03157/2018). Os dados foram recolhidos através de entrevistas exploratórias realizadas em várias regiões de Portugal continental. Os diretores destacaram alguns desafios e as oportunidades apresentados por um corpo discente diversificado, particularmente os de origem imigrante. Os resultados revelam que os diretores implementam políticas e práticas específicas para garantir um apoio adequado aos alunos, ao mesmo tempo que enfrentam os desafios de satisfazer as suas necessidades. O estudo sublinha o papel fundamental da direção da escola na promoção e manutenção de práticas inclusivas, destacando a importância de uma gestão eficaz na criação de um am
biente educativo inclusivo. Além disso, foi também identificada uma relação entre as práticas inclusivas e os resultados académicos, com os diretores a reconhecerem o impacto da educação inclusiva no desempenho dos alunos.
Palavras-chave: diretores de escola; inclusão; políticas educacionais
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