Comics in Language Education to Foster Citizenship and Integration

Resumo

Este artigo analisa como a criação de bandas desenhadas por jovens migrantes e refugiados recémchegados pode promover a aprendizagem linguística, a construção de identidade e a educação para a cidadania crítica. Com base no projeto Comixx mit Klasse, implementado em escolas de Hamburgo desde 2019, o estudo qualitativo-exploratório analisa 26 bandas desenhadas produzidas por alunos entre 2019 e 2024. Os resultados revelam que estes textos multimodais representam trajetórias migratórias, experiências escolares,
aspirações e expressões emocionais, permitindo aos aprendentes explorar a sua autonomia expressiva num novo contexto sociocultural. Através de narrativas visuais, os alunos articulam pertença, diversidade e justiça social, desafiando modelos educativos monolingues e valorizando repertórios linguísticos plurais. O estudo defende o uso da banda desenhada como recurso pedagógico transformador, promovendo ambientes de aprendizagem mais inclusivos, participativos e centrados nos alunos, com forte potencial para desenvolver competências de cidadania ativa e interculturalidade.

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Publicado
2025-12-17
Como Citar
Alexandra Fidalgo das Neves. (2025). Comics in Language Education to Foster Citizenship and Integration. Revista Lusófona De Educação, 68(68), 13-31. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle68.dt01