Resistencia transformadora y formación ciudadana. Una propuesta alternativa en Jalisco, México

Resumo

A educação para a cidadania é uma questão não resolvida; há uma desconexão entre o cidadão que vemos no futuro e o que aprendemos em sala de aula. É preciso oferecer espaços reais de participação que impliquem a construção de uma sociedade mais equitativa, onde os direitos humanos sejam respeitados e a igualdade de oportunidades seja promovida no marco da Teoria Crítica e da justiça social. Os objetivos visam conhecer e compreender as formas de resistência transformadora em escolas resilientes a partir do macroprojeto Resistência Transformadora nas Escolas, Contranarrativas na Educação para a Justiça Social (EscuelaQResiste) e aprofundar o conhecimento da consciência crítica nessas escolas. O tratamento metodológico para compreensão das ações transformadoras de resistência nas escolas é de tipo etnográfico. As técnicas utilizadas foram observação participante, testemunho crítico e análise documental. As principais conclusões do caso apresentado abordam o modelo educacional da escola, que permite às comunidades promover a autonomia na definição de seus próprios modelos educacionais e incentivar a participação ativa dos alunos e da comunidade, promovendo o pensamento crítico sobre o Estado e as políticas públicas a partir de uma perspectiva de direitos humanos.

Palavras-chave: Cidadania; Justiça social; Resistência

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-12-17
Como Citar
Laura Marcela Gueta Solis, & Fabricio René Orozco Sánchez. (2025). Resistencia transformadora y formación ciudadana. Una propuesta alternativa en Jalisco, México. Revista Lusófona De Educação, 68(68), 165-182. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle68.dt08