A construção de indicadores de qualidade no campo da avaliação educacional: um enfoque epistemológico

  • Rosilda Arruda Ferreira Universidade Federal da Bahia
  • Robinson Moreira Tenório Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo trata do processo de construção de
indicadores de qualidade no campo da avaliação
educacional e, mais especificamente, da avaliação
de políticas e programas educacionais. O objetivo
é promover uma discussão sobre duas questões
articuladas: num primeiro momento, tratar os aspectos
epistemológicos e teórico-metodológicos
envolvidos no processo de construção de indicadores
nas ciências sociais; e, num segundo, refletir
sobre os limites e possibilidades da construção de
indicadores de qualidade no campo da avaliação
educacional com base nas abordagens teóricas
mais recentes sobre qualidade em educação e
sobre avaliação. Para proceder à discussão adotamos
uma perspectiva epistemológica que busca
focalizar a questão a partir da relação entre a
definição de modelos de avaliação educacional e
os problemas de validez que permeia o processo
de construção do conhecimento, os obstáculos
envolvidos na relação que estabelece entre o
pesquisador social (no caso específico, o avaliador)
e o conhecimento a ser produzido, bem como a
questão do seu uso social e político que remete
ao sentido atribuído para o termo qualidade
em educação. Na conclusão o artigo apresenta
uma proposição provisória de um conjunto de
estratégias que podem ser considerados como
norteadores para a construção de modelos de
avaliação de políticas e programas educacionais e
de indicadores de qualidade.

Palavras-chave: Indicadores de qualidade;
avaliação educacional;avaliação de políticas e
programas; epistemologia da avaliação.

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