A construção de indicadores de qualidade no campo da avaliação educacional: um enfoque epistemológico
Abstract
Este artigo trata do processo de construção deindicadores de qualidade no campo da avaliação
educacional e, mais especificamente, da avaliação
de políticas e programas educacionais. O objetivo
é promover uma discussão sobre duas questões
articuladas: num primeiro momento, tratar os aspectos
epistemológicos e teórico-metodológicos
envolvidos no processo de construção de indicadores
nas ciências sociais; e, num segundo, refletir
sobre os limites e possibilidades da construção de
indicadores de qualidade no campo da avaliação
educacional com base nas abordagens teóricas
mais recentes sobre qualidade em educação e
sobre avaliação. Para proceder à discussão adotamos
uma perspectiva epistemológica que busca
focalizar a questão a partir da relação entre a
definição de modelos de avaliação educacional e
os problemas de validez que permeia o processo
de construção do conhecimento, os obstáculos
envolvidos na relação que estabelece entre o
pesquisador social (no caso específico, o avaliador)
e o conhecimento a ser produzido, bem como a
questão do seu uso social e político que remete
ao sentido atribuído para o termo qualidade
em educação. Na conclusão o artigo apresenta
uma proposição provisória de um conjunto de
estratégias que podem ser considerados como
norteadores para a construção de modelos de
avaliação de políticas e programas educacionais e
de indicadores de qualidade.
Palavras-chave: Indicadores de qualidade;
avaliação educacional;avaliação de políticas e
programas; epistemologia da avaliação.
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