A construção de indicadores de qualidade no campo da avaliação educacional: um enfoque epistemológico
Resumen
Este artigo trata do processo de construção deindicadores de qualidade no campo da avaliação
educacional e, mais especificamente, da avaliação
de políticas e programas educacionais. O objetivo
é promover uma discussão sobre duas questões
articuladas: num primeiro momento, tratar os aspectos
epistemológicos e teórico-metodológicos
envolvidos no processo de construção de indicadores
nas ciências sociais; e, num segundo, refletir
sobre os limites e possibilidades da construção de
indicadores de qualidade no campo da avaliação
educacional com base nas abordagens teóricas
mais recentes sobre qualidade em educação e
sobre avaliação. Para proceder à discussão adotamos
uma perspectiva epistemológica que busca
focalizar a questão a partir da relação entre a
definição de modelos de avaliação educacional e
os problemas de validez que permeia o processo
de construção do conhecimento, os obstáculos
envolvidos na relação que estabelece entre o
pesquisador social (no caso específico, o avaliador)
e o conhecimento a ser produzido, bem como a
questão do seu uso social e político que remete
ao sentido atribuído para o termo qualidade
em educação. Na conclusão o artigo apresenta
uma proposição provisória de um conjunto de
estratégias que podem ser considerados como
norteadores para a construção de modelos de
avaliação de políticas e programas educacionais e
de indicadores de qualidade.
Palavras-chave: Indicadores de qualidade;
avaliação educacional;avaliação de políticas e
programas; epistemologia da avaliação.
Descargas
-
Los autores y las autoras conservan los derechos de autor, sin ningún tipo de remuneración, y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra se publica simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras están autorizados a celebrar contratos adicionales de manera separada para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, depositarla en un repositorio institucional o publicarla como capítulo de libro), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en la RLE.
-
Los autores y las autoras tienen permiso y son alentados/as a publicar y difundir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede aumentar la visibilidad y la citación del trabajo publicado (véase El Efecto del Acceso Abierto).





