Uma Análise da Satisfação e da Motivação dos Docentes no Ensino Superior Português

  • Maria de Lourdes Machado Universidade de Lisboa
  • Virgílio Meira Soares Universidade de Lisboa
  • Rui Brites Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE)
  • José Brites Ferreira Instituto Politécnico de Leiria
  • Minoo Farhangmehr Universidade do Minho
  • Odília Gouveia Universidade de Lisboa

Resumo

O pessoal docente é um recurso fundamental nas instituições de ensino superior tendo um papel determinante na prossecução dos objectivos da instituição. A satisfação no trabalho é importante na revitalização da motivação dos docentes e manter vivo o seu entusiasmo. A literatura revela que o conceito
de satisfação no trabalho é constituído por um conjunto complexo de variáveis que interagem numa miríade de formas. Explicações simplistas e ingénuas da satisfação no trabalho abundam em todos os sectores de actividade. A mais típica é a crença errónea de que os incentivos remuneratórios per se
criarão níveis de motivação efectivos e, como tal, satisfação global no trabalho. Existem variáveis intrínsecas relacionadas com o crescimento e desenvolvimento pessoal, e factores extrínsecos associados à segurança no ambiente de trabalho. Existe também uma evidência ampla e bastante óbvia de que a
satisfação profissional está relacionada com a motivação dos trabalhadores. Embora se tenham realizado diversos estudos a nível mundial, muito pouco é conhecido no contexto do ensino superior em Portugal sobre esta temática. Este artigo apresenta um estudo em curso em Portugal - PTDC/ESC/67784/2006
– Estudo da Satisfação e Motivação dos Académicos no Ensino Superior Português (ESMAESP), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que visa identificar os factores que se relacionam com a satisfação e a motivação do pessoal docente.

Palavras-Chave: Satisfação no trabalho; motivação; docentes; ensino superior.

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Biografias Autor

Maria de Lourdes Machado, Universidade de Lisboa
Professora Investigadora do CIPES
Virgílio Meira Soares, Universidade de Lisboa
Professor Investigador do CIPES
Publicado
2011-08-13