Autonomia e coresponsabilidade ou o lugar da Educação de Adultos na luta pela inclusão social

  • Alcides A. Monteiro Universidade da Beira Interior

Resumo

Como pode a Educação de Adultos contribuir para a inclusão social de grupos mais desfavorecidos? Usando o exemplo de cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) dirigidos a mulheres desempregadas e residentes em meio rural, o presente texto visa analisar o modo como a Educação se pode transformar num passo importante para que estes adultos vejam reforçada a sua condição de cidadania e a capacidade para participarem na determinação do seu destino.
No contexto de uma sociedade do risco, a formação para a autonomia, a (auto) reflexividade e a co-responsabilidade é a resposta encontrada para atingir o objectivo da inclusão social.

Palavras-chave: Sociedade do risco; educação de adultos; inclusão social; autonomia; co-responsabilidade;
(auto)reflexividade.

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Biografia Autor

Alcides A. Monteiro, Universidade da Beira Interior
Professor do Instituto de Ciências da Educação
Publicado
2012-04-10