Educação Inclusiva – um novo paradigma de Escola

  • Maria Odete Emygdio da Silva Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

A identidade é definida pela relação que estabelecemos com os outros que estão à nossa volta, que nos ajudam a “vermo-nos” como uma pessoa com características próprias. A escola é, assim, um espaço privilegiado para essa perceção, pela interação que proporciona, que deve criar ambientes estimulantes e ricos, condições fundamentais para o desenvolvimento adequado de qualquer indivíduo. Tendo em conta estes pressupostos, a educação inclusiva faz todo o sentido. No entanto, suscita dúvidas e questionamentos aos professores, sobretudo a nível da implementação de estratégias que têm em conta a turma como uma entidade heterogénea. Donde a pertinência de formação neste âmbito, alguma da qual, decorrente de investigação que realizámos ou orientámos, refletimos aqui.


Palavras-chave: Educação inclusiva; formação de professores; análise de necessidades de formação; investigação-ação.

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Biografia Autor

Maria Odete Emygdio da Silva, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Professor do Instituto de Ciências da Educação
Publicado
2012-04-10