Fatores intraescolares associados ao abandono escolar no Chile: um estudo de caso
Resumo
O presente artigo tem como objetivo central identificar os fatores de caráter intraescolar que, quando comparados, têm maior incidência no abandono escolarno ciclo primário de crianças de ambos os sexos que vivem em Cerro Navia, uma zona da cidade de Santiago do Chile que se caracteriza por elevados índices de pobreza. A informação qualitativa que serve de base a este trabalho foi obtida através de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a duas amostras de 25 casos: uma de menores que abandonaram a escola e outra composta por crianças de ambos os sexos com perfil idêntico que permanecem na escola. Esta informação foi analisada segundo os princípios da análise do discurso e refere-se à perceção dos próprios menores, assim como das suas famílias em relação aos fatores intraescolares de abandono escolar e de permanência dos alunos em escolas públicas de Cerro Navia. Os resultados permitem observar diferenças importantes nos percursos educativos dos que abandonaram a escolae dos que permaneceram na escola, o que indicia o tipo de ações que poderiamadotar os próprios estabelecimentos de ensino de modo a prevenir a abandono escolar precoce dos seus estudantes.
Palavras-chave: abandono; estudantes vulneráveis; pobreza; permanência; fatores intraescolares.
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