Teoria crítica de Paulo Freire, formação docente e o ensino de ciências nos anos iniciais de escolaridade

  • Ana Lúcia Santos Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahía
  • Daisi Teresinha Chapani Universidade Estadual do Sudoeste da Bahía

Resumo

As demandas impostas pela sociedade da tecnologia e do conhecimento impõem novas exigências sobre a formação dos professores de Ciências Natu- rais. Postula-se que a educação científica ocorra desde os anos iniciais de es- colaridade, para tanto, é necessário que a formação docente contemple, além dos aspectos tradicionalmente relacionados ao ensino para crianças, também aqueles relativos aos produtos e processos das ciências. Este trabalho teve por objetivo discutir as contribuições da teoria crítica de Paulo Freire para a formação de professores de Ciências Naturais, enfocando os conceitos e pres- supostos dessa teoria que possam oferecer instrumentos tanto para a crítica aos atuais modelos de formação docente, quanto para as necessárias mudanças que se impõem no ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais. Ponderamos que a formação docente para os anos iniciais fundamentada na práxis possibilita o reconhecimento do caráter histórico e mutável dos produtos da ciência e, além disso, fornece bases para a efetivação de uma prática pedagógica crítica, reflexiva e investigativa no ensino de Ciências Naturais. Concluímos apontando algumas possibilidades para a formação dos professores para os anos iniciais de escolaridade capazes de contribuir para uma formação emancipadora.

Palavras-chave: formação docente; ciências naturais; anos iniciais de escolaridade; práxis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ana Lúcia Santos Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahía

Departamento de Ciências Biológicas, Laboratório de Ensino de Ciências, Campus de Jequié


Daisi Teresinha Chapani, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahía

Departamento de Ciências Biológicas, Campus de Jequié

Publicado
2014-04-18