Artes visuais e transdisciplinaridade na era da complexidade – uma prática pedagógica continuada

  • Conceição Ramos ESBAL

Resumo

Decorrida a primeira década do século XXI, encontramo-nos perante uma realidade marcada pela complexidade, volatilidade e incerteza associadas à globalização, ao desenvolvimento tecnológico acelerado, à crise social e financeira e às tensões daí resultantes. Neste contexto, verificamos que a estrutura curricular e a organização das nossas escolas, permanece baseada num modelo de compartimentação de conteúdos, com pouca relação com as competências e conhecimentos necessários à sobrevivência e ao êxito para os quais a criatividade é fundamental. Esta realidade, refletida por muitos pensadores contem- porâneos é também percecionada por alguns professores. Por isso têm-se empenhado na implementação de práticas pedagógicas, centradas nos conceitos de transdisciplinaridade/complexidade, fundamentando-as na pedagogia de projeto que a psicologia referencia como pertencendo às teorias personalis- tas e baseando-as na metodologia da investigação-ação (pensar e atuar sobre as necessidades identificadas). Neste artigo descreve-se, de forma sequencial, o desenvolvimento de três projetos transdisciplinares segundo o modelo de Jantsch, reflete-se sobre os processos, apresentam-se os produtos desenvolvidos e analisam-se os impactos na comunidade. No final são apresentadas algumas conclusões e recomendações que poderão ser úteis para o desenvol- vimento de estratégias diferenciadas das existentes.

Palavras chave: transdisciplinar; investigação-ação; pedagogia de projeto; inclusão.

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Biografia Autor

Conceição Ramos, ESBAL

Professora e Orientadora da Prática Supervisionada na ESMAVC Licenciada pela ESBAL, Doutorada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (FBAUB) no programa Realizações plásticas e reflexões estéticas contemporâneas, com tese na área da Educação Artística (didática)


Publicado
2014-08-30