El impacto del primer año de enseñanza secundaria obligatoria en la configuración de las trayectorias escolares

  • Hector Monarca Universidade Autónoma de Madrid

Resumo

Este artigo apresenta o conhecimento construído a partir de uma recente investigação realizada em Espanha, desenhada com um enfoque multimétodo, a partir do impacto que a transição entre o ensino primário e o ensino secundário obrigatório tem nas trajetórias escolares dos estudantes. Com este objetivo foram utilizados diferentes sujeitos e técnicas de investigação: a) um questionário semiestruturado a 366 alunos do primeiro ano do ensino secundário obrigatório, b) análise de documentos, nomeadamente as atas de avaliação regular, a partir das quais se realizou o estudo da evolução das classificações obtidas por 277 estudantes ao longo de um ano letivo completo, c) um questionário semiestruturado a 44 professores, d) entrevistas em profundidade a 27 professores e f) foram analisados registos de entrevistas realizadas a 18 mães e pais destes alunos. As principais conclusões, coincidentes com as investigações anteriores, mostram que, para uma percentagem relativamente significativa de estudantes, a transição entre as etapas mencionadas pode ser um problema relevante.

Palavras-chave: transições verticais; ensino secundário obrigatório; trajetórias escolares; insucesso escolar; abandono escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Hector Monarca, Universidade Autónoma de Madrid

Doctor en educación. Profesor de la Universidad Autónoma de Madrid. Departamento de Didáctica y Teoría de la Educación. Miembro del Grupo de Investigación sobre “Políticas Educativas Supranacionales”. Experiencia en el diseño y desarrollo de proyectos sociales y educativos a nivel gubernamental y no gubernamental en Argentina y España.


Publicado
2015-02-22