Verbo-visualidades e teatralidades em diálogo: produção de sentidos para o conhecimento em arte e a partir da arte
Resumo
O objetivo desse trabalho, desenvolvido como projeto de pós-doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Brasil é analisar a produção de sentidos sobre a prática teatral universitária sob a ótica da di- mensão verbo-visual. O corpus é composto por protocolos de aula produzidos por alunos da disciplina Jogo Teatral e Improvisação I (2012/I), que integra a Graduação em Produção Cênica, da Universidade Federal do Paraná/Brasil. A partir da Análise Dialógica do Discurso (Bakhtin e o Círculo), para a qual a noção de enunciado deve ser transportada para além da textualidade escrita, abrangendo outros campos da comunicação, a pesquisa põe os estudos teatrais em diálogo com as artes visuais, no trabalho entre a dimensão verbo-visual e a produção de sentidos sobre teatro no contexto de educação. Os protocolos verbo-visuais escolhidos para discussão nesse artigo, permitem um olhar para a aula de teatro como um espaço de diferentes sentidos para o conhecimento, que vão desde o científico, o teórico e o escolar até o conhecimento do sujeito sobre si e seus pares ao vivenciar a prática artística no espaço universitário. Um conhecimento que surge por teatralidades e pode ser analisado a partir de verbo-visualidades. Conhecimento em arte e a partir da arte.
Palavras-Chave: verbo-visual; prática teatral; ensino de arte; círculo de Bakhtin.
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