Ateliês de formação e universidade: a voz dos orientadores pedagógicos

  • Rui Neves Universidade de Aveiro
  • Jane Machado Universidade Federal Fluminense
  • Mary Rangel Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este artigo configura-se como recorte de uma pesquisa mais alargada vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, Brasil, e à Universidade de Aveiro, Portugal, tendo como objetivo iden- tificar as contribuições da universidade nos ateliês de formação continuada e em serviço de professores a partir dos sentidos atribuídos pelos orientadores pedagógicos a essas contribuições. Adotou-se uma investigação qualitativa, apoiada na análise de conteúdo a partir das alocuções dos orientadores peda- gógicos da rede municipal de ensino de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, sobre o tema. Os dados apresentados confirmam o potencial da inserção da universidade nos ateliês de formação segundo uma perspectiva de troca de conhecimentos, saberes e experiências entre a universidade e a escola em que ambas as instituições se fortalecem.

Palavras-chave: escola; universidade; ateliê de formação; parceria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Rui Neves, Universidade de Aveiro

Universidade de Aveiro – Departamento de Educação - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores – Aveiro


Jane Machado, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense Bolsista CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Mary Rangel, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense; Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Centro Universitário La Salle – Brasil.

Publicado
2015-02-22