A mediação na comunidade e no desenvolvimento comunitário: tendências e potencialidades

  • António Fragoso Universidade do Algarve
  • Emílio Lucio-Villegas Universidade de Sevilha

Resumo

O conceito de comunidade pode ser visto na sua complexidade desde um ponto de vista sociológico, mas também desde um ponto de vista político e, sobretudo, educativo. Neste artigo, depois de refletirmos sobre o conceito de comunidade, apresentamos os resultados de estudo de caso realizado numa comunidade do norte do Algarve. Esta investigação foi realizada, originalmente, com o objetivo de compreender em profundidade, os processos de desenvolvimento local que ocorreram no território, a partir de 1985. Neste artigo, os resultados que apresentamos focam-se sobretudo nos fatores que provocavam o conflito e nas formas de mediação que estiveram presentes, ao longo de quase duas décadas de processos comunitários. Os nossos resultados mostram que a mediação pode ser usada como fator explicativo de muitos acontecimentos comunitários. Mostram ainda que a mediação no desenvolvimento comunitário pode ter um papel central na promoção do coletivo e na promoção de formas de cooperação comunitárias, combatendo os protagonismos individuais e a fragmentação das redes sociais locais. Concluindo, a mediação em contexto de processos comunitários de desenvolvimento deve ser planificada e usada de forma consistente.

Palavras-chave: comunidade; desenvolvimento; mediação comunitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

António Fragoso, Universidade do Algarve

Doutor em Pedagogia, Professor-Adjunto da ESEC da Universidade do Algarve e coeditor da revista European Journal for Research on the Education and Learning of Adults. Realiza investigação sobre várias áreas no contexto da educação de adultos.


Emílio Lucio-Villegas, Universidade de Sevilha

Doutor em Pedagogia pela Universidade de Sevilha, membro do Steering Committee da ESREA e cocoordenador da rede de investigação “Between Global and Local: adult learning and development”. Recebeu em 2010 o prémio Phyllis M. Cunningham Award for Social Justice.

Publicado
2015-03-07