Supervisão, o Compromisso com a Reflexão e o Processo Estratégico de Desenvolvimento

  • Matilde da Conceição Afonso Neto Escola Superior de Educação de Viana do Castelo
  • Isabel Candeias Escola Superior de Educação de Viana do Castelo
  • António Pedro Costa Universidade de Aveiro

Resumo

Este artigo resulta do projeto de investigação em desenvolvimento, sobre a conexão entre a supervisão e a colaboração na educação pré-escolar. É do nosso interesse compreender o entrelaçar entre supervisão colaborativa, prática pe- dagógica, reflexão e desenvolvimento. Delineamos como objetivos do nosso estudo: i) indagar e compreender em que medida as práticas pedagógicas, do quotidiano educativo, podem ser promotoras de práticas de supervisão colaborativa; ii) perseguir a promoção gradual da colaboração e da reflexão sobre a ação no contexto educativo, tendo em vista a mudança inovadora, afeta a um cenário ecológico de supervisão; iii) perceber se a supervisão colaborativa é tida, como promotora do desenvolvimento dos educadores de infância, bem como, da organização aprendente em que estão inseridos. Nesta direção, compaginamos com o pensamento que perspetiva a supervisão, no sentido do acompanhamento para objetivar o desenvolvimento das pessoas e das atividades, que são promovidas num determinado contexto. A colaboração é nosso interesse porque a implicação dos atores em presença, em dinâmicas de partilha, de responsabilidades e poder, deriva numa gestão de comprometimento, numa abertura à participação, a qual favorece o desenvolvimento das pessoas e das instituições.

Palavras-chave: supervisão colaborativa; prática pedagógica; reflexão; desenvolvimento.

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Publicado
2015-06-21