Supervisão, o Compromisso com a Reflexão e o Processo Estratégico de Desenvolvimento
Resumen
Este artigo resulta do projeto de investigação em desenvolvimento, sobre a conexão entre a supervisão e a colaboração na educação pré-escolar. É do nosso interesse compreender o entrelaçar entre supervisão colaborativa, prática pe- dagógica, reflexão e desenvolvimento. Delineamos como objetivos do nosso estudo: i) indagar e compreender em que medida as práticas pedagógicas, do quotidiano educativo, podem ser promotoras de práticas de supervisão colaborativa; ii) perseguir a promoção gradual da colaboração e da reflexão sobre a ação no contexto educativo, tendo em vista a mudança inovadora, afeta a um cenário ecológico de supervisão; iii) perceber se a supervisão colaborativa é tida, como promotora do desenvolvimento dos educadores de infância, bem como, da organização aprendente em que estão inseridos. Nesta direção, compaginamos com o pensamento que perspetiva a supervisão, no sentido do acompanhamento para objetivar o desenvolvimento das pessoas e das atividades, que são promovidas num determinado contexto. A colaboração é nosso interesse porque a implicação dos atores em presença, em dinâmicas de partilha, de responsabilidades e poder, deriva numa gestão de comprometimento, numa abertura à participação, a qual favorece o desenvolvimento das pessoas e das instituições.
Palavras-chave: supervisão colaborativa; prática pedagógica; reflexão; desenvolvimento.
Descargas
Al momento de la presentación del manuscrito, se debe enviar la Declaración de Responsabilidad, firmada por todos los autores. Esta declaración debe incluir la contribución de cada autor según la CRediT – Taxonomía de Roles de Contribución, disponible en https://credit.niso.org/