Pensamento criativo e crítico no Desenvolvimento de Produto: uma intervenção didática baseada no Design Thinking

  • Violeta Clemente Universidade de Aveiro
  • Katja Tschimmel Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos
  • Rui Vieira Universidade de Aveiro, CIDTFF, Departamento de Educação Email: rvieira@ua.pt

Resumo

O trabalho apresentado relata um estudo de caso acerca da aplicação do mo- delo de Design Thinking E62 no desenvolvimento de uma intervenção didática promotora do pensamento criativo e crítico no ensino superior. O modelo apre- senta o processo criativo decomposto em seis fases e duas subfases auxiliadas por trinta e seis técnicas facilitadoras. O principal contributo do trabalho é a reflexão sobre a adequabilidade do modelo no domínio educativo, em parti- cular no desenho de processos de ensino e aprendizagem. O que se apresenta é a descrição das etapas do processo de desenvolvimento de uma intervenção didática à luz das fases do modelo E62 complementada por exemplos de aplicação das técnicas sugeridas pelo referido modelo. Apresentam-se como principais resultados alcançados o plano da intervenção implementada e o E62 Logbook V1, um instrumento de reflexão metacognitiva auxiliar do modelo E62. O instrumento baseia-se na analogia do processo criativo com uma viagem e visa promover a reflexão individual do estudante acerca da trajetória pessoal percorrida. Como parte desse instrumento, propõe-se uma taxonomia de esti- los de pensamento baseada em profissões relacionada com aspetos cognitivos e atitudinais do processo criativo que o modelo E62 não contempla de forma explícita. As opiniões favoráveis dos docentes da unidade curricular em que a intervenção decorreu reforça a convicção dos investigadores de que o modelo E62 se mostra adequado ao desenho de experiências de aprendizagem.

Palavras-Chave: pensamento criativo; pensamento crítico; Design Thinking; reflexão metacog- nitiva; ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Violeta Clemente, Universidade de Aveiro

Universidade de Aveiro, CIDTFF, Escola Superior Aveiro Norte Email: catarina.clemente@ua.pt


Rui Vieira, Universidade de Aveiro, CIDTFF, Departamento de Educação Email: rvieira@ua.pt

Universidade de Aveiro, CIDTFF, Departamento de Educação Email: rvieira@ua.pt

Publicado
2016-07-02