Educação e transformação social hoje: alguns desafios político-pedagógicos

  • Danilo Streck Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS

Resumo

O artigo discute as possibilidades e os limites de

uma pedagogia transformadora hoje. A reflexão

inicia com uma tentativa de identificar algumas

características da educação de nosso tempo. São

destacados dois fatos como possíveis norteadores

de um exercício de síntese: a chamada crise das

utopias e a reconfiguração dos tempos e dos lugares

de ensinar e aprender, colocando em xeque

principalmente o papel clássico da escola. Dentre

os desafios, que ao mesmo tempo se colocam

como horizonte, são destacados: a) a necessidade

de ouvir as muitas vozes de dissenso, entre elas

aquelas silenciadas; b) o empenho por transformar

os espaços educativos, novos e antigos, em ethos

de humanização; c) assumir a pluralidade de tempos

como uma oportunidade de alargar a visão e

fazer espaço em nossos mundos de vida para a

diversidade de experiências.

 

Palavras-chave: Transformação social; pós-modernidade; utopia; dissenso.