Da exclusão à inclusão: concepções e práticas

  • Maria Odete Emygdio Silva Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

O caminho da exclusão à inclusão das crianças e

dos jovens com necessidades educativas especiais

está relacionado com as características económicas,

sociais e culturais de cada época, as quais são

determinantes para o modo como se perspectiva

a diferença. Exclusão, segregação, integração e, nos

tempos actuais, inclusão, marcam um percurso,

ao qual estão subjacentes concepções e práticas,

relativamente às quais, no caso da inclusão, entendida como educação inclusiva, a formação de

professores é um dos factores fundamentais à sua

implementação.

 

Palavras-chave: Segregação; integração;

inclusão educativa; educação inclusiva; análise de

necessidades de formação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Silva, M. O. E. (1). Da exclusão à inclusão: concepções e práticas. Revista Lusófona De Educação, 13(13). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/562