O tempo dos Saberes

  • Charles Gardou Université Lumière Lyon 2

Resumo

Face à questão da deficiência, as qualidades humanas e os princípios generosos substituem o equipamento intelectual. A racionalidade, os conhecimentos derivados das diversas especialidades científicas têm lugar aqui. Em que medida esta realidade humana é ciência? Se é verdade que o saber, em si mesmo, não protege contra todos os obscurantismos, a sua marcha lenta e laboriosa conduz a um “desobscurecimento”, a uma maior vigilância crítica. Qual é então o desafio do «Século das Luzes sobre a deficiência?». É de pensar definitivamente o impensado que constitui ainda a deficiência e de desenvolver uma reflexão original, tendo como princípio a recusa de reduzir os problemas que lhe estão ligados a uma classe de questões específicas. Não é nada mais que colocar esta problemática no campo da compreensão esclarecida.

Palavras-chave: deficiência; saberes; preconceito; educação; investigação.

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Biografia Autor

Charles Gardou, Université Lumière Lyon 2

Professeur à l’université Lumière Lyon 2 et à

l’Institut d’études politiques de Paris.

Email: Charles.Gardou@univ-lyon2.fr

Publicado
2017-03-04