A investigação sobre manuais escolares e materiais curriculares

  • Jesús Rodríguez Rodríguez Universidad de Santiago de Compostela
  • Denébola Álvarez Seoane Universidad de Santiago de Compostela

Resumo

 

Este trabalho apresenta uma classificação das diferentes perspetivas e linhas de pesquisa que foram analisadas e desenvolvidas nos últimos anos sobre materiais didáticos. Essas perspetivas foram as seguintes: (i) papel e influência dos manuais escolares e dos materiais curriculares nas práticas de aula; (ii) discurso ideológico subjacente aos materiais; (iii) análise dos aspetos formais nos manuuais escolares e noutros materiais curriculares; (iv) impacto das políticas e processos de reforma educacional sobre as características desses materiais; (v) função e estudo desses materiais nas diferentes áreas do currículo e nas didáticas específicas; (vi) análise do manual escolar e de outros materiais como discurso curricular e de profissionalização docente; (vii) processos de comercialização dos manuais escolares e programas de gratuidade; (viii) diretrizes para avaliação e análise de manuais escolares; e (ix) investigação sobre a elaboração de materiais pedagógicos alternativos. Neste estudo, apresentamos algumas investigações que nos parecem interessantes vir a desenvolver sobre manuais escolaires nos próximos anos.

 

Palavras-chave: manuais escolares; materiais didácticos; tecnología educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Jesús Rodríguez Rodríguez, Universidad de Santiago de Compostela

Professor Titular de Universidade (Departamento de Pedagoxía e Didáctica). Sua pesquisa está enfocada no desenho e avaliação de materiais didáticos. Ele é um membro do grupo de pesquisa Stellae (USC) (http://stellae.usc.es), Diretor da Revista Galega de Educación (http://www.nova-escola-galega. org) e Presidente da IARTEM (www.iartem.org).

Email: jesus.rodriguez.rodriguez@usc.es

Denébola Álvarez Seoane, Universidad de Santiago de Compostela

Professora, pedagoga e mestrada em processos de formaçao com especializaçao em inovaçao e qualidade com experiência de trabalho comunitário e em escolas. Atualmente, faz uma tese de doutorado sobre a avaliação de material didático desenvolvido com o apoio das administrações locais. Faz parte do grupo de pesquisa Stellae (http://stellae.usc.es).

Email:carmendenebola@gmail.com

Publicado
2017-08-20