Políticas públicas de Educação ao Sul do continente americano: um estudo de caso no município de Porto Alegre, Brasil

  • Salete Campos de Moraes Pontifícia Universidade católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Maria Inês Côrte Vitória Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Helena Saporleder Côrtes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Resumo

Apresenta-se uma investigação sobre as políticas educacionais implementadas por três gestões (1993 - 2004) da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, Brasil. A análise indica que as políticas educacionais implementadas podem ser percebidas como espaços possíveis de empoderamento dos novos atores sociais. Indica, ainda, que ao valorizar a diversidade de saberes e dar voz e vez às diferentes subjetividades sociais, constitui-se numa iniciativa que, se é ímpar - por servir àquela específica realidade - é também plural, por apontar novas possibilidades de ação política a serem perseguidas. Os resultados da pesquisa demonstram ser possível, mesmo em tempos de globalização, a construção de políticas públicas educacionais emancipatórias.

Palavras-chave: Educação; políticas públicas; Brasil; orçamento participativa; Porto Alegre.

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