Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas

Resumo

O objetivo deste trabalho foi apresentar a análise, com o uso do software webQDA, do processo ensino e aprendizagem na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), na perspectiva de professores de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do Brasil. A ABP é aplicada na Unidade Educacional Sistematizada (UES), que compõe várias atividades. A amostragem foi intencional, sendo entrevistados os professores das UES 1 e UES 2 do curso de enfermagem, no ano de 2017. No processamento dos dados trabalhou-se com o webQDA, ilustrando-se neste artigo o tema que aborda a implementação da UES na perspectiva da atividade de conferência. A aplicação do software operacionalizou os dados de forma criteriosa, sistematizada, reduzindo o tempo de codificação do material das entrevistas. Como limitação, pode-se pensar na formação dos pesquisadores acerca do alcance da dimensão que o software pode avançar em relação à análise e cruzamento dos dados, especialmente pelo volume de dados.


Palavras-chave: aprendizagem baseada em problemas; pesquisa qualitativa; educação orientada por competências; enfermagem; docentes.

Publicado
Aug 19, 2019
Como citar
ALVARES, Flávia Allegretti; CHIRELLI, Mara Quaglio; PIO, Danielle Abdhel Massih. Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 44, n. 44, aug. 2019. ISSN 1646-401X. Disponível em: <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6862>. Acesso em: 17 nov. 2019.