Por um projeto insurgente e resistente de decolonialidade da universidade latino-americana
Resumo
O presente texto tem por objetivo fazer uma reflexão e análise sobre as implicações da colonização na destruição das culturas dos povos originários da América Latina pela imposição de um modelo de racionalidade e epistemológico de caráter eurocêntrico. O processo de colonização gerou a colonialidade, conceito mais abrangente e mais profundo do que o de colonização. Colonialidade do poder, das mentes, do conhecimento, do gênero, da sexualidade. Construídas no âmbito e por influência da cultura europeia, as instituições de educação superior, vêm reproduzindo os modelos de racionalidade de herança europeia, primeiro e, posteriormente, também norte-americana. A proposta de decolonialidade e sua relação com o conceito e prática da interculturalidade crítica, constitui uma opção política com implicações pedagógicas, epistemológicas e ontológicas.
Palavras-chave: colonização; colonialidade; educação superior; interculturalidade crítica; decolonialidade.
Downloads
No momento da submissão do manuscrito, deve ser submetida a Declaração de Responsabilidade NOVO!, assinada por todos os autores. Esta declaração deverá integrar a contribuição no artigo, de acordo com a CRediT – Contributor Roles Taxonomy, disponível em https://credit.niso.org/