Desenvolver a Amazônia com justiça ambiental: questões para repensar os problemas da educação regional
Resumo
A Amazônia brasileira tem sido palco de processos de devassamentos que impuseram modelos de desenvolvimento orientados para atender demandas exógenas. Esses modelos geraram profundas transfigurações ecológicas e culturais na Amazônia, resultando em desordem socioambiental e insustentabilidade econômico-social. O ambiente humano amazônico tem sido sistematicamente negligenciado, fato facilmente comprovado pelos indicadores sociais que sempre são inferiores à média nacional, a exemplo da Educação, dimensão privilegiada em nosso estudo, conforme demonstrado pelos próprios dados oficiais. Neste sentido, defendemos a urgência de se pensar e implementar na região um modelo de desenvolvimento com justiça ambiental, o que demanda, dentre outros aspectos, a garantia da oferta de educação com qualidade social.
Palavras-chave: amazônia; educação; devassamento; desenvolvimento com justiça ambiental.
Downloads
- Os autores e as autoras conservam os direitos de autor, sem quaisquer honorários, e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC-BY - Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros compartilhem (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptem (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





