O que as situações de deficiência e a Educação Inclusiva "dizem" às Ciências da Educação

  • Charles Gardou Universidade Lumière Lyon 2
  • Michel Develay Universidade Lumière Lyon 2

Resumo

Partindo do questionamento sobre a pertinência de constituir as situações de deficiência e a educação inclusiva objecto de investigação das Ciências da Educação, os autores fazem uma caminhada através da História da Educação, pondo a descoberto o tesouro patrimonial legado por aqueles que, em circunstâncias de grande adversidade, souberam fazer a ruptura e educar os excluídos do sistema. Consideram que as Ciências da Educação são o lugar certo para fazer investigação neste âmbito, por razões de ordem desenvolvimental e antropológica, para que perdurem as ciências da educação e por uma justificação fundamental, a da aposta nas relações entre a acção e o conhecimento. Concluem, afirmando que as situações de deficiência e a educação inclusiva encerram em si próprias o maior segredo para ter sucesso no acompanhamento e na educação: recusar os determinismos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Gardou, C., & Develay, M. (1). O que as situações de deficiência e a Educação Inclusiva "dizem" às Ciências da Educação. Revista Lusófona De Educação, 6(6). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/845