Autorregulação para a aprendizagem no contexto da educação brasileira: uma revisão integrativa
Resumo
O estudante que tem uma aprendizagem autorregulada é motivado e autônomo, cria estratégias e estabelece metas para alcançar seus objetivos. Ele tem controle das emoções e se dispõe a mudar os caminhos utilizados para realizar uma determinada atividade, quando necessário, características essas descritas em diferentes pesquisas nacionais e internacionais. Para identificar como os pesquisadores brasileiros abordam o conceito de autorregulação para a aprendizagem em suas pesquisas no contexto da educação básica e superior, foi realizada uma revisão integrativa a partir dos documentos disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Foram coletadas, até novembro de 2019, vinte e duas teses que atendiam aos critérios de inclusão e exclusão definidos para este estudo. A análise foi realizada a partir de seis categorias: definição do conceito; contribuições dos autores citados; teoria relacionada; possibilidades de interação; relevância para a educação; e falácia relacionada ao conceito. Zimmerman é o autor mais utilizado para respaldar os conceitos localizados. A Teoria Social Cognitiva se destaca nos trabalhos analisados, o que explica a perspectiva de que a interação entre professores e estudantes e entre estudantes e seus pares tem potencial para promover a autorregulação nos processos de ensino e de aprendizagem; e, por fim, os trabalhos ressaltam a importância da autorregulação para que o estudante seja o responsável pela sua aprendizagem e construção do próprio conhecimento.
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