Projeto “A minha carreira”: programa-piloto universitário de orientação profissional
Resumo
A orientação profissional é essencial para melhorar o desenvolvimento pessoal, permitindo a definição de
competências e a sua ligação ao mundo do trabalho. Esta disciplina no contexto universitário espanhol não tem a presença que deveria ter, apesar de ser o prelúdio do mundo do trabalho. Este aspeto determina a necessidade de técnicas e estratégias para a promover. Este estudo responde à necessidade de Orientação Profissional dos estudantes universitários através do programa “O meu projeto profissional”. Trinta e dois estudantes da Licenciatura em Pedagogia participaram na experiência com o objetivo de promover competências em Orientação Profissional para satisfazer as suas necessidades antes da entrada no mercado de trabalho. Para o efeito, a utilidade e a satisfação do programa foram concebidas e avaliadas através de um estudo misto com uma abordagem predominantemente quantitativa, utilizando um questionário com medição pré-pós-teste, um questionário de satisfação e uma entrevista semi-estruturada. Os resultados mostram diferenças significativas numa elevada percentagem das competências avaliadas e relacionadas com as necessidades do grupo, entre as quais se destacam a empregabilidade e a tomada de decisões. Concluindo, é necessário trabalhar o projeto profissional em contextos universitários para melhorar a integração profissional.
Downloads
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Lusófona de Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores e as autoras conservam os direitos de autor, sem quaisquer honorários, e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC-BY - Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros compartilhem (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptem (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





