Identificação e atendimento das altas capacidades em instituições de acolhimento residencial em Tenerife
Resumo
Um estudante apresenta altas capacidades quando maneja e relaciona de maneira simultânea e eficaz múltiplos recursos cognitivos, dos tipos: lógico numérico, espacial, memória, verbal e criativo, se sobressaindo excepcionalmente em um desses recursos ou em vários deles. O objetivo deste artigo é identificar e atender as altas capacidades em crianças e adolescentes de instituições de acolhimento residenciais, em Tenerife, Espanha. A investigação foi definida de natureza exploratória e de caráter descritivo. O estudo foi desenvolvido em 15 instituições de acolhimento residencial, em Tenerife e em uma instituição de ensino superior. Os participantes foram 22 educadores dessas instituições. Foi utilizada a Escala de Apreciación para educadores/as. Os resultados demonstraram que haviam 156 acolhidos nas instituições, sendo predominantemente adolescentes, entre 15 e 17 anos. Em relação ao gênero ocorreu uma pequena predominância de meninos e seis foram indicados com altas capacidades. Os acolhidos foram sinalizados nos domínios de: inteligência geral, criatividade, socioafetivo e verbal. O atendimento foi oferecido aos identificados e mais três indicados, a priori, pelos profissionais das instituições. Os nove acolhidos foram encaminhados ao Programa de atendimento Descubriendónos, na universidade participante. Assim, evidencia-se a importância em identificar e atender altas capacidades em instituições de acolhimento.
Palavras-chave: identificação das altas capacidades; instituições de acolhimento residenciais, atendimento das altas capacidades.
Downloads
- Os autores e as autoras conservam os direitos de autor, sem quaisquer honorários, e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC-BY - Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros compartilhem (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptem (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





