O método português-castilho na Revista da Instrução para Portugal e Brasil (1857-1858)
Resumo
Neste artigo, aborda-se o Método Português de Castilho na Revista da Instrução para Portugal e Brasil publicada nos anos de 1857 e 1858, tendo como problemática, perceber de que maneira este impresso contribuiu para estreitar as relações e para divulgar este método de ensino entre os professores brasileiros? Objectiva-se entender as estratégias propostas pelos redatores, para inculcar entre os docentes de ambos países a ideia de educação e de leitura, meio pelo qual essas sociedades alcançariam o progresso e se igualariam as outras nações europeias e à América do Norte. Adotou-se a metodologia da pesquisa histórica e documental tendo a revista como fonte/ objeto, tomando-se como referência as correspondências entre os redatores, António Feliciano de Castilho e Luiz Felipe Leite, docentes dos territórios onde o método foi adotado. Apresenta-se este artigo em duas partes: na primeira, descreve-se o periódico enquanto materialidade; na segunda, as diversas recepções deste método no Brasil. Conclui-se que a imprensa periódica educacional se constituiu em um veículo relevante para se compreender as ideias e os debates, sobre as relações transatlânticas entre o Brasil e Portugal em torno da obra educativa de Castilho em Oitocentos.
Palavras-chave: método Castilho; imprensa de ensino; relação Portugal-Brasil; história da educação
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