O método português-castilho na Revista da Instrução para Portugal e Brasil (1857-1858)
Resumen
Neste artigo, aborda-se o Método Português de Castilho na Revista da Instrução para Portugal e Brasil publicada nos anos de 1857 e 1858, tendo como problemática, perceber de que maneira este impresso contribuiu para estreitar as relações e para divulgar este método de ensino entre os professores brasileiros? Objectiva-se entender as estratégias propostas pelos redatores, para inculcar entre os docentes de ambos países a ideia de educação e de leitura, meio pelo qual essas sociedades alcançariam o progresso e se igualariam as outras nações europeias e à América do Norte. Adotou-se a metodologia da pesquisa histórica e documental tendo a revista como fonte/ objeto, tomando-se como referência as correspondências entre os redatores, António Feliciano de Castilho e Luiz Felipe Leite, docentes dos territórios onde o método foi adotado. Apresenta-se este artigo em duas partes: na primeira, descreve-se o periódico enquanto materialidade; na segunda, as diversas recepções deste método no Brasil. Conclui-se que a imprensa periódica educacional se constituiu em um veículo relevante para se compreender as ideias e os debates, sobre as relações transatlânticas entre o Brasil e Portugal em torno da obra educativa de Castilho em Oitocentos.
Palavras-chave: método Castilho; imprensa de ensino; relação Portugal-Brasil; história da educação
Descargas
Al momento de la presentación del manuscrito, se debe enviar la Declaración de Responsabilidad, firmada por todos los autores. Esta declaración debe incluir la contribución de cada autor según la CRediT – Taxonomía de Roles de Contribución, disponible en https://credit.niso.org/
 
							 
							





