A Renovação da educação/ Reformpädagogik na imprensa pedagógica alemã Das Werdende Zeitalter – DWZ (1922-1932)
Resumo
O presente artigo resulta de uma investigação internacional da coletânea da revista de língua alemã Das Werdende Zeitalter-DWZ (A Era Nascente), no contexto da Weltbund für Erneuerung der Erziehung – Movimento da New Education Fellowship (NEF), que surgiu numa época de grande inovação na educação. O principal objetivo deste estudo é dar visibilidade ao movimento de Renovação da educação / Reformpädagogik nos países de língua alemã. A revista dá espaço à circulação de conhecimento numa dimensão internacional, através da publicação de artigos, recensões, congressos e conferências de educação sobre ideias e práticas pedagógicas implementadas na Alemanha, assim como noutros países, durante o período de 1922 a 1932. Pode considerar-se então esta revista como um símbolo de grande esforço de renovação pedagógica. Neste sentido, propomos o mapeamento de publicações relacionadas com escolas experimentais, a reforma pedagógica em diferentes países e os congressos e conferências da coleção de DWZ. De forma a atingir o objetivo, foram então analisados os 99 cadernos da coletânea da revista, tendo sido investigados na Biblioteca Nacional Alemã e na Biblioteca da Göethe Universität, em Frankfurt. A justificação deste trabalho foi baseada e sustentada pelos estudos de Halbfleisch & Link (1994) e na obra de Oelkers & Herrmann (1994). A análise elaborada apresentou um número crescente de publicações a partir do ano de 1927 (coincidentemente depois de se tornar uma publicação independente) e o predomínio de publicações sobre a prática pedagógica.
Palavras-chave: Reforma escolar; Práticas pedagógicas; História da educação.