A Renovação da educação/ Reformpädagogik na imprensa pedagógica alemã Das Werdende Zeitalter – DWZ (1922-1932)
Resumen
O presente artigo resulta de uma investigação internacional da coletânea da revista de língua alemã Das Werdende Zeitalter-DWZ (A Era Nascente), no contexto da Weltbund für Erneuerung der Erziehung – Movimento da New Education Fellowship (NEF), que surgiu numa época de grande inovação na educação. O principal objetivo deste estudo é dar visibilidade ao movimento de Renovação da educação / Reformpädagogik nos países de língua alemã. A revista dá espaço à circulação de conhecimento numa dimensão internacional, através da publicação de artigos, recensões, congressos e conferências de educação sobre ideias e práticas pedagógicas implementadas na Alemanha, assim como noutros países, durante o período de 1922 a 1932. Pode considerar-se então esta revista como um símbolo de grande esforço de renovação pedagógica. Neste sentido, propomos o mapeamento de publicações relacionadas com escolas experimentais, a reforma pedagógica em diferentes países e os congressos e conferências da coleção de DWZ. De forma a atingir o objetivo, foram então analisados os 99 cadernos da coletânea da revista, tendo sido investigados na Biblioteca Nacional Alemã e na Biblioteca da Göethe Universität, em Frankfurt. A justificação deste trabalho foi baseada e sustentada pelos estudos de Halbfleisch & Link (1994) e na obra de Oelkers & Herrmann (1994). A análise elaborada apresentou um número crescente de publicações a partir do ano de 1927 (coincidentemente depois de se tornar uma publicação independente) e o predomínio de publicações sobre a prática pedagógica.
Palavras-chave: Reforma escolar; Práticas pedagógicas; História da educação.
Descargas
Al momento de la presentación del manuscrito, se debe enviar la Declaración de Responsabilidad, firmada por todos los autores. Esta declaración debe incluir la contribución de cada autor según la CRediT – Taxonomía de Roles de Contribución, disponible en https://credit.niso.org/