Uma Educação Matemática Intercultural por meio da Etnomodelagem

Resumo

Uma proposta de Educação Matemática intercultural tem como propósito articular diferentes contextos culturais no processo de ensinar e aprender Matemática. Com base nos fundamentos da Etnomodelagem, este artigo de natureza teórica propõe uma reflexão sobre essa perspectiva educacional. Nesse cenário, apresenta-se o conceito de Etnomodelagem e de etnomodelos, evidenciando suas possíveis contribuições para o desenvolvimento de uma Educação Matemática intercultural. Entendida como um construto teórico-metodológico, a Etnomodelagem configura-se como uma abordagem inovadora que interliga os campos da Etnomatemática e da Modelagem Matemática. Por meio da elaboração de etnomodelos, busca-se promover o diálogo entre diferentes sistemas de saberes matemáticos, favorecendo a comparação intercultural.

Palavras-chave: Etnomatemática. Etnomodelos. Interculturalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora adjunta de Ensino de Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Amargosa, Bahia, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil e do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professore da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

Publicado
2025-10-30
Como Citar
Madruga, Z. E. de F. (2025). Uma Educação Matemática Intercultural por meio da Etnomodelagem. Revista Lusófona De Educação, 67(67), 179-198. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle67.EN01