Uma Educação Matemática Intercultural por meio da Etnomodelagem
Resumo
Uma proposta de Educação Matemática intercultural tem como propósito articular diferentes contextos culturais no processo de ensinar e aprender Matemática. Com base nos fundamentos da Etnomodelagem, este artigo de natureza teórica propõe uma reflexão sobre essa perspectiva educacional. Nesse cenário, apresenta-se o conceito de Etnomodelagem e de etnomodelos, evidenciando suas possíveis contribuições para o desenvolvimento de uma Educação Matemática intercultural. Entendida como um construto teórico-metodológico, a Etnomodelagem configura-se como uma abordagem inovadora que interliga os campos da Etnomatemática e da Modelagem Matemática. Por meio da elaboração de etnomodelos, busca-se promover o diálogo entre diferentes sistemas de saberes matemáticos, favorecendo a comparação intercultural.
Palavras-chave: Etnomatemática. Etnomodelos. Interculturalidade.
Downloads
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Lusófona de Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os autores e as autoras conservam os direitos de autor, sem quaisquer honorários, e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC-BY - Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros compartilhem (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptem (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





