A formação de professores e o livro didático: avaliação e controle dos saberes escolares

  • Alice Horikawa Yoko Horikawa Universidade Nove de Julho (Uninove)
  • José Lima Jardilino Universidade Nove de Julho (Uninove)

Abstract

Este trabalho pretende enfocar o contexto
histórico-cultural que justifica o destaque que o
livro didático recebe hoje nas instituições escolares
do Brasil. Com esse objetivo apresentamos,
inicialmente, um breve panorama dos processos
de formação de professores que marcaram e
marcam a história educacional deste país, pois é
nossa convicção de que a crescente produção de
livro didático no Brasil associa-se com a formação
de educadores no âmbito da formação inicial e
continuada. Na segunda parte, apresentamos um
panorama histórico, expondo uma experiência
estatal de avaliação de livros didáticos produzidos
no país, mobilizados pelo objetivo de demonstrar
em que medida esse processo avaliativo contribui
para o aprimoramento da qualidade de ensino
oferecido às camadas populares.

Palavras-chave: Formação do professor; Texto escolar; Política
Educacional.

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