Educação do aluno Sobredotado no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa

  • Denise de Souza Fleith Universidade de Brasília
  • Leandro S. Almeida Universidade do Minho
  • Eunice M. L. Soriano de Alencar Universidade Católica de Brasília
  • Lúcia Miranda Instituto Superior de Educação e Trabalho

Abstract

Este estudo compara o percurso da educação do
sobredotado no Brasil e em Portugal. Para isso
descreve-se a trajectória histórica, a legislação e
a terminologia adoptada, os programas e serviços
de atendimento ao sobredotado, a formação dos
profissionais e a produção científica brasileira e
portuguesa na área. As análises efectuadas indicam
uma maior consistência da legislação e das medidas
educativas no Brasil em atenção aos alunos sobredotados, havendo uma maior consistência histórica e um maior reconhecimento social desta área. O desenvolvimento da área no Brasil assenta em três pilares: estruturas governativas da educação, associações e instituições de ensino superior, sendo que em Portugal o contributo por parte das entidades governativas ao desenvolvimento da área é inexistente. Face à proximidade linguística e cultural,
e ao significativo intercâmbio académico entre os dois países, apontam-se algumas iniciativas para os próximos anos em prol do desenvolvimento da educação do aluno sobredotado. Essa aposta passa pela realização de estudos e publicações conjuntas ou pelo intercâmbio de estudantes e profissionais
interessados na área.


Palavras-chave: Sobredotação; necessidades educativas; desenvolvimento de talento; Brasil; Portugal.

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