Educação do aluno Sobredotado no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa
Abstract
Este estudo compara o percurso da educação do
sobredotado no Brasil e em Portugal. Para isso
descreve-se a trajectória histórica, a legislação e
a terminologia adoptada, os programas e serviços
de atendimento ao sobredotado, a formação dos
profissionais e a produção científica brasileira e
portuguesa na área. As análises efectuadas indicam
uma maior consistência da legislação e das medidas
educativas no Brasil em atenção aos alunos sobredotados, havendo uma maior consistência histórica e um maior reconhecimento social desta área. O desenvolvimento da área no Brasil assenta em três pilares: estruturas governativas da educação, associações e instituições de ensino superior, sendo que em Portugal o contributo por parte das entidades governativas ao desenvolvimento da área é inexistente. Face à proximidade linguística e cultural,
e ao significativo intercâmbio académico entre os dois países, apontam-se algumas iniciativas para os próximos anos em prol do desenvolvimento da educação do aluno sobredotado. Essa aposta passa pela realização de estudos e publicações conjuntas ou pelo intercâmbio de estudantes e profissionais
interessados na área.
Palavras-chave: Sobredotação; necessidades educativas; desenvolvimento de talento; Brasil; Portugal.