Pensar a deficiência numa perspectiva inclusiva

  • Charles Gardou Universidade Lumière Lyon 2

Resumen

O que há de mais cultural do que definir a deficiência e dar-lhe respostas? A deficiência afecta a pessoa mas também o seu contexto mais alargado, pressionando a ordem cultural reinante. Vem de qualquer modo corromper o ideal enraizado numa cultura. Um ideal que delimita a conformidade, define os “fora da lei”, elabora categorias, vigia o conformismo das pessoas, cria e sustenta processos de interação, de oposição ou de segregação. Este artigo interroga os modos de a conceber e de a tratar na nossa cultura. Questiona de facto o formato estabelecido e as representações culturais comuns. Numa perspetiva inclusiva, convida a uma “desconstrução” e a “Novas Luzes” em relação à deficiência.

Palavras-chave: Inclusão; cultura; reinvenção da ordem social.

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Biografía del autor/a

Charles Gardou, Universidade Lumière Lyon 2
Professor do Instituto de Ciências da Educação
Publicado
2012-04-01
Cómo citar
Gardou, C. (2012). Pensar a deficiência numa perspectiva inclusiva. Revista Lusófona De Educação, 19(19). Recuperado a partir de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2815
Sección
Artículo de investigación