Investigando a relação entre o jogo do Semáforo e os padrões

  • Dores Ferreira Universidade do Minho
  • Pedro Palhares Universidade do Minho
  • Jorge Nuno Silva Universidade de Lisboa

Abstract

Os jogos têm despertado o interesse de investigadores no sentido de averiguar o benefício da sua prática no desenvolvimento de capacidades. Este interesse emerge, possivelmente, das caraterísticas motivadoras do jogo em geral e do facto de determinado tipo de jogos envolverem destrezas cognitivas na sua prática. Estas caraterísticas levaram-nos a serem considerados como agentes facilitadores do processo de ensino e aprendizagem da matemática. A capacidade de identificar padrões é igualmente apontada como essencial a este pro- cesso, sendo considerada uma capacidade intrínseca à atividade matemática. Neste artigo apresentar-se-ão as etapas essenciais de um estudo conduzido junto de uma amostra de alunos do 1.o ciclo do ensino básico, envolvendo o jogo do Semáforo, bem como as principais conclusões. Como resultados principais do estudo verificámos a existência de uma relação entre a força de jogo e a capacidade de identificar padrões, tendo-se verificado também uma relação entre estas variáveis e a classificação obtida nas provas de aferição de mate- mática. Verificou-se, ainda, que uma turma sujeita à prática sistemática do jogo diferiu significativamente da turma de controlo.

Palavras-chave: jogos matemáticos; padrões; estudo correlacional; estudo quase-experimental.

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Author Biographies

Dores Ferreira, Universidade do Minho
Professor do Instituto de  Educação
Pedro Palhares, Universidade do Minho
Professor do Instituto de Educação
Jorge Nuno Silva, Universidade de Lisboa
Professor da Faculdade de Ciências
Published
2014-04-18