Os saberes e poderes da reforma de 1905
Abstract
Neste artigo, revisitamos a reforma de 1905 ao
nível das inovações curriculares e dos dispositivos
pedagógicos que a singularizaram. Como enfoques
metodológicos, assumimos o currículo enquanto
construção social, e estabelecemos uma conexão
entre pedagogia do poder e do saber, na linha de
Nietzsche e de Foucault de que, por detrás de
todo o saber, o que está em jogo é uma luta de
poder, estando o poder político intrinsecamente
correlacionado com o saber. Abordamos, num
primeiro momento, a nova configuração curricular
proposta por este diploma - elaborado pelo
director geral de Instrução Pública, Abel Andrade,
e promulgado pelo ministro do Reino, Eduardo
José Coelho - e colocamos em evidência, por um
lado, os mecanismos que fizeram com que a educação física integrasse definitivamente o currículo
dos alunos do liceu e, por outro, a forma como abriu caminho para um novo conhecimento e para
uma nova construção do corpo. Num segundo
momento, relevamos a importância do que designamos por novos mecanismos de regulação onde incluímos o caderno diário, o incentivo à prática
pedagógica de arquivar e expor os trabalhos dos
alunos e a cooperação entre o liceu e a família. Por
fim, concluímos que esta reforma deve ser vista
em articulação com a reforma anterior de Jaime
Moniz e que ambas acabam por corresponder a
duas peças fundamentais do movimento reformista
cuja aposta, em última análise, era a formação da
futura elite governante.
Palavras-chave: Reforma; configuração
curricular; educação física; saber; poder.
Downloads
-
Authors retain copyright of their work, without any payment, and grant the journal the right of first publication. The work is simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially), provided that proper credit is given to the author(s) and the initial publication in RLE is acknowledged.
-
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., depositing it in an institutional repository or publishing it as a book chapter), provided that authorship and initial publication in RLE are acknowledged.
-
Authors are allowed and encouraged to post and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal websites), as this can increase the visibility and citation of the published work (see The Open Access Effect).





