Mercado, performance, accountability. Duas décadas de retórica reaccionária na educação

  • Romuald Normand Université Lumière Lyon (INRP)

Abstract

A

 

performance e a eficácia instituíram-se como prioridade das actuais políticas de educação. Quais os motivos que levaram à sua afirmação como paradigma dos sistemas educativos em detrimento da escola compreensiva? O presente artigo visa reconstituir e questionar a construção das teses fundamentais que contribuíram para a denúncia da crise generalizada da escola compreensiva e o aparecimento do modelo de escola eficaz, capaz de se integrar num mercado concorrencial e globalizado, no quadro de uma retórica reaccionária, instalada nos últimos vinte anos nos EUA e no Reino Unido e que se vem alargando à escala global. Pretende-se, desta forma, suscitar a reflexão sobre o papel dos sociólogos da educação na compreensão da interacção dos vários agentes educativos a uma escala globalizada e das novas implicações do capitalismo nas políticas educativas.

Palavras-chave: Mercado; performance; accountability; school effectiveness: agenda neoconservadora

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How to Cite
Normand, R. (1). Mercado, performance, accountability. Duas décadas de retórica reaccionária na educação. Revista Lusófona De Educação, 11(11). Retrieved from https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/567