O etnos da escola como objeto de investigação

considerações sobre pesquisa e a etnografia educacional no Brasil

  • Revista Lusófona Educação

Abstract

O presente trabalho, enquanto um ensaio reflexivo e teórico, faz um resgate
histórico da pesquisa educacional no Brasil, discorrendo acerca de suas principais
temáticas e métodos e discorrendo mais detidamente sobre a etnografia
educacional. Traz ainda um pequeno compilado de ideias de autores que
analisam criticamente as pesquisas já produzidas, apontando falhas e fazendo
novas proposições. A pesquisa educacional no Brasil ganhou destaque a partir
das décadas de 1930 e 1960 com a criação de instituições especializadas e
cursos de pós-graduação. E, após a década de 1970, as pesquisas qualitativas
se tornaram populares e o método etnográfico passou a ser amplamente empregado.
A modalidade etnográfica prevê um lugar de destaque para o pesquisador
considerando que este é o ator que fala acerca do outro, dos hábitos e
da cultura de um outro contexto. Esse lugar “externo” para falar “do interno”
é problematizado considerando que as compreensões e as publicações dessa
modalidade conferem identidades ao professor, ao aluno e à escola. Refazer o
trajeto histórico, analisando-o criticamente, parece ser tarefa primordial aos
jovens pesquisadores que desejam qualificar o trabalho de investigação do
contexto escolar. Em termos conclusivos espera-se que este exercício possa
contribuir para a formação do novo pesquisador que reconhece na complexidade
do contexto educacional e na função do pesquisador etnográfico, contextos
privilegiados de compreensão da cultura.

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Published
2016-12-05