Percepções de interdisciplinaridade de professores de Ciências e Matemática: Um Exercício de Análise Textual Discursiva
Abstract
O artigo apresenta resultados de investigação cujo tema central é a interdisciplinaridade. A pesquisa pretendeu responder à seguinte indagação: quais são as percepções de um grupo de professores que atuam na Educação Básica brasileira sobre interdisciplinaridade em sua relação com aprendizagem em Ciências e Matemática? Os sujeitos de pesquisa foram 40 professores ingressantes em um curso de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática oferecido por uma universidade situada ao sul do Brasil. A coleta dos dados ocorreu por meio de narrativas produzidas pelos participantes e, para tratamento das informações, utilizou-se o método de Análise Textual Discursiva. A análise originou três categorias, denominadas: Caracterizações de interdisciplinaridade; Interdisciplinaridade como ilusão de mudança no espaço pedagógico; Interdisciplinaridade como possibilidade real de mudança no espaço pedagógico. Os resultados do estudo mostram que os participantes da pesquisa percebem a interdisciplinaridade de modo pouco claro, superficial e genérico, associando o tema apenas à integração de disciplinas. Entretanto, o conceito está mais claro para um pequeno grupo de docentes que vinculou interdisciplinaridade ao uso de pesquisa em sala de aula.
Palavras-chave: análise textual discursiva; interdisciplinaridade; ensino de Ciências e Matemática; percepções de professores; Educação Básica.
Downloads
At the time of manuscript submission, the Statement of Responsibility must be submitted, signed by all authors. This declaration must include each author’s contribution according to the CRediT – Contributor Roles Taxonomy, available at https://credit.niso.org/.