As universidades populares. Contextos e desenvolvimento de programas de formação de pessoas adultas
Abstract
O processo educativo não se desenvolve, exclusivamente, no âmbito escolar (educação formal). Ao longo da história, a formação de pessoas adultas foi levada a cabo por instituições com actividades tendo em vista a sua formação através de programas que procuram, não só a transmissão de conhecimentos, como também a análise e transformação da realidade social. (educação não formal). Pretende-se, não apenas transmitir um saber, como também um fazer, procurando uma formação integral que parte da experiência e da interacção entre grupos de diferentes níveis etários, classes sociais, etc. As Universidades Populares, como instituições educativas, surgem no início do séc. XX. Hoje são uma instituição que leva a cabo um amplo programa de formação. Existem, em Espanha, mais de 200 Universidades Populares associadas à FEUP (Federação Espanhola de Universidades Populares). Mais de um milhão de pessoas participam nos seus diversos programas e actividades, predominantemente de carácter sóciocultural. Neste artigo, expõem-se as propostas do modelo de educação popular e a sua implantação desde há mais de um século. Ao mesmo tempo, e através de um questionário institucional específico, avalia-se o seu modelo de formação.
Palavras-chave: Educação formal; educação informal; universidades populares; avaliação.
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