A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: uma revisão sistemática da literatura
Abstract
O presente artigo consiste numa revisão sistemática da literatura sobre a utilização da banda desenhada como recurso na comunicação e educação em ciência. Tem como objetivo analisar e perceber como os estudos utilizaram a banda desenhada como recurso didático para comunicar ciência e como esta utilização está relacionada com o desenvolvimento da aprendizagem. A questão de partida é “Qual o potencial da banda desenhada na comunicação e educação em ciência?”. Serão selecionados artigos publicados em revistas indexadas nos últimos 20 anos, em inglês, português e espanhol, cujo foco seja a aplicação da banda desenhada (de temática científica) em contexto de comunicação e/ou educação em ciência. As bases de dados utilizadas foram a Scopus e a Web of Science. Através da leitura dos resumos, foram excluídos trabalhos de fonte secundária, ou seja, que resumem, interpretam ou avaliam os textos das fontes primárias ou os que não se focam na aplicação da banda desenhada em contexto de comunicação de ciência ou educação em ciência. Conclui-se que a banda desenhada de temática científica é tão ou até mais eficaz do que um recurso didático tradicional e gera maior engajamento, na medida em que os alunos passam a se interessar em ler mais sobre o tema.
Palavras-chave: banda desenhada; comunicação de ciência; educação em ciência.