Pós-graduação em educação no norte do Brasil: no chão da Amazônia, temas e contextos
Abstract
O objetivo deste trabalho consistiu em investigar a oferta de cursos e as características das teses de doutorado dos programas de pós-graduação em educação da Região Norte do Brasil, a partir de documentos disponibilizados em plataformas da agência de avaliação governamental Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O referencial teórico conta com um pot-pourri de autores que abordam a pós-graduação e, também, a partir da crítica epistemológica habermasiana. Analisamos os dados dos cursos reportados pela Capes na Plataforma Sucupira e as teses defendidas em 2017 e 2018 contidas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Identificamos que há predomínio de programas acadêmicos e que há ao menos um curso de mestrado em educação em cada um dos sete estados da Região Norte. De outro lado, persiste a suboferta do doutorado, bem como a pós-graduação em educação não possui sedes nos interiores da Amazônia. Identificamos nas teses uma imensa variedade de temas que possivelmente traduzem os vários problemas educacionais do contexto amazônico, bem como há diversas fundamentações teórico-epistemológicas, predominando interesses comunicativos e emancipatórios, não havendo nenhuma pesquisa puramente empírico-analítica. Ainda, a totalidade das teses analisadas possui abordagem qualitativa, o que sugere a busca por estudos mais aprofundados, discussão de problemas complexos e multifacetados.
Palavras-chave: pós-graduação; pesquisa educacional; área educação; Brasil.
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