Construção e validação de uma escala de disposições de pensamento crítico para estudantes universitários (EDPC)
Abstract
O pensamento crítico (PC) é uma das competências indispensáveis para os estudantes universitários do século XXI, tendo em vista o exercício pleno da sua cidadania, a sua integração no mercado de trabalho e participação ativa numa sociedade em constante mudança. Um bom pensador crítico tem de ter em simultâneo capacidades e disposições de PC. Possuir disposições de PC, a longo prazo, criando assim o hábito de bem pensar e essa atitude constante em querer fazê-lo, é mais útil do que apenas possuir as capacidades para pensar de forma crítica. A planificação da prática letiva implica a seleção de estratégias que permitam ultrapassar obstáculos à aprendizagem, nomeadamente a falta de disposições dos alunos para pensar criticamente. A inexistência de um teste de disposições de PC construído de raiz e validado para a população portuguesa impossibilita a avaliação mais contextualizada e sistemática dessas disposições. O objetivo deste estudo é a construção e validação para a população portuguesa da Escala de Disposições de Pensamento Crítico-EDPC. O instrumento final apresenta 35 itens e consiste num modelo de disposições com estrutura heptafatorial baseado no estudo Delphi: procura da verdade, mente aberta, mente analítica, sistematicidade, autoconfiança no raciocínio, curiosidade intelectual e maturidade cognitiva. Os resultados obtidos para 701 alunos universitários indicam que a EDPC detém boas qualidades psicométricas (validade de constructo e discriminante, e fiabilidade).
Palavras-chave: Disposições; Pensamento crítico; Avaliação; Ensino superior.
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