Pedagogia Social e Educação Social no cenário Brasileiro: para além e aquém dos muros da escola
Abstract
A educação como prática social é complexa, permeada por tensões, dilemas e conflitos, que exigem um posicionamento ético e político. Dessa forma, este artigo aborda as temáticas da Pedagogia Social e da Educação Social com o objetivo de analisar concepções teóricas e propor provocações sobre novas perspectivas e possibilidades para essa área. Aborda também o papel do educador social em seus múltiplos espaços de atuação, com foco especial na Educação Popular. A metodologia norteadora do trabalho é de abordagem qualitativa, embasada em uma pesquisa de caráter bibliográfico. A construção do referencial teórico foi fundamentada em autores como Caliman (2009, 2010, 2011), Freire (1996), Gadotti (2007) entre outros. Conclui-se que a Pedagogia Social está alicerçada nas ciências da educação e é entendida como uma ciência por ter seu próprio campo de atuação: a Educação Social. Concentra seus esforços em sujeitos em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para o desenvolvimento humano e fortalecendo os laços sociais por meio de ações educativas libertadoras e emancipatórias. Assim, é imperativo que a Pedagogia Social ultrapasse os muros da escola, fazendo uníssono e explodindo o grito de justiça social, para aquém e para além deles.
Palavras-chave: Pedagogia Social; Educação Social; Educador Social.